Chico Buarque
de Hollanda

(site oficial)

Gosto de vários tipos de música: brasileira, pop, clássica. Dentre os compositores nacionais, o melhor, para mim, é Chico Buarque. Dentre minhas favoritas estão João e Maria, Partido Alto, Mulheres de Atenas, Folhetim, Valsinha, Roda Viva, Essa Moça tá Diferente, Carolina, Tanto amar, O que será, Gota d'água,Fado Tropical, Apesar de Você, Cálice, Construção, Cotidiano, Vida, Desalento, Geni e o Zepelim, Baile dos Mascarados, Meu caro amigo, Olhos nos olhos, Quem te viu quem te vê, Tanto mar e Teresinha. (devido a direitos autorais, somente um trecho em MP3 de cada música é tocado)
Você conhece a música de Chopin? Não? Aposto que sim!
Veja como você conhece a obra deste gênio, e não sabe.
Clique aqui para acessar

A obra de Chopin (músicas no formato .MIDI)

- 3 Sonatas. Você conhece o movimento #3 da sonata #2 de Chopin? Não? Clique aqui para ouvi-lo e responda novamente a esta pergunta!
- 21 valsas, como a do Minuto (que dura bem mais do que isto - seu nome vem de 'Valse Diminute', ou valsa pequena), a #7 e a Grande Valsa Brilhante, tocada naqueles desenhos animados antigos. Esta é a única valsa fácil de Chopin!
- 21 noturnos, como este, o mais conhecido, ou este, do filme 'O pianista';
- Estudos diversos, todos requerendo alta técnica, como este, este e este. E ainda o Estudo Revolucionário - E quem não conhece Tristesse?
- 4 scherzos, 4 baladas, sendo a #1 a mais conhecida e 27 prelúdios, desde o fúnebre até este (agitadíssimo), passando pelo da gota d'agua;
- 2 concertos, sendo que o #1 foi composto com apenas 20 anos. Ele é o tema do filme 'A menina do fim da rua', com Jodie Foster, então uma garotinha;
- Várias peças individuais, como esta Fantasia, desafio para qualquer pianista.
- 60 mazurkas (como esta), e 16 Polonaises, que retratavam o 'espírito da Polônia', sendo a militar uma das mais conhecidas. Mas a mais famosa é esta.

Se você quiser saber mais sobre Chopin, recomendo a locação do filme 'À noite sonhamos' (A song to remember), antigo mas com uma trilha sonora impecável. Uma cena merece destaque: recém chegado a Paris, Chopin encontra seu futuro amigo, o também fantástico Liszt, e começam a tocar, juntos, uma Polonaise. São apresentados e, para se cumprimentarem, um tem de tocar a música com a mão esquerda, e o outro com a direita, em perfeito sincronismo. No final do filme, em sua última turnê, Chopin acaba cedendo à tuberculose que o mataria um ano depois, aos 39 anos de idade.

Dentre os clássicos, Chopin é o favorito. Já visitei seu túmulo em Paris 3 vezes (uma sozinho, outra com meu irmão Américo e outra com a Jussara). O local (cemitiére du Pére Lachaise) é sinistro, e há várias outras pessoas famosas enterradas lá. Ao lado, eu com o túmulo de Chopin.